quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Medo e obesidade

Hoje quero falar do medo.

Observo que algumas pessoas sofrem com o medo, e esse medo se apresenta de diversas formas:

Medo de voltar a engordar;
Medo de ficar atraente para o mundo;
Medo de se olhar no espelho;
Medo de não ser aceita após emagrecer;
Medo de ficar magra;
Medo de não conseguir manter-se magra;

Enfim, vou falar do meu medo:

Tenho medo exatamente por não ter medo, e diante de várias pessoas com variados medos, fico a me perguntar:

Não ter medo é bom?
Autoconfiança não é um risco?

Não tenho a pretensão em ser infalível, ou heroína na dieta, mas tenho um conforto tão grande diante do processo que chego a afirmar que nunca mais irei engordar.
E tenho medo!!!
Medo do desconhecido, medo desse sentimento pelo qual causa tanto sofrimento antecipado nas pessoas que estão no processo de emagrecimento.

Eu sei que o medo faz parte da vida e serve para nos proteger... Então, porque esse medo nos trás sofrimento? E muitas vezes fazem com que as pessoas criem artifícios para interromper o tratamento?

Esse sofrimento é criado por nós? É possível eliminá-lo? De que forma?

Eu não tenho a resposta.

Imagino que esses sentimentos, esses medos, façam parte da personalidade, características pessoais, diante das experiências vivenciadas ao longo da vida e que algumas delas se apresentam diante da preocupação excessiva do que os outros irão pensar diante de uma postura nova assumida por você.

É claro que nas minhas palavras, não existe nenhum estudo científico a respeito, são apenas observações e opinião de uma pessoa que vive e convive com pessoas que se encontram em processo de emagrecimento.

2 comentários:

  1. Acredito que o medo faz parte da vida, principalmente quando se refere a mudanças. O excesso desse medo que realmente deve ser analisado pois talvez ele a impeça de viver!

    ResponderExcluir
  2. Estou com problemas com o blog acredito que seja a operadora rsrs...
    Em breve estarei postando depoimentos novos.

    ResponderExcluir